Sobre

Cinema, Educação e Acessibilidade

O URBANOCINE é um projeto que utiliza o cinema como ferramenta de transformação social, desenvolvendo ações formativas e exibições audiovisuais para promover o debate sobre questões sociais, geográficas e identitárias relacionadas aos mais diversos territórios.

Atuante desde 2013, temos como eixos norteadores o cinema, a educação e a acessibilidade – mas não apenas a acessibilidade comunicacional e inclusão de pessoas com deficiência no processo cinematográfico. Pensamos a acessibilidade também ao promover o acesso a pessoas que não estão inseridas em circuitos convencionais de cinema, seja no eixo de produção ou de exibição.

Com o passar dos anos, e cada vez mais, acreditamos em um cinema como fator socializador, onde ele possa ser uma experiência coletiva e individual ao mesmo tempo; estar junto e acessar nossas emoções através dessas diversas narrativas contadas com imagens e sons.

Em 2023, celebramos uma década de atividades inspiradoras, promovendo espaços de reflexão e possibilidade de transformação. O URBANOCINE é mais do que um festival de cinema, é um movimento em constante evolução.

Assim, o Festival Urbanocine, em sua quarta edição, traz consigo o pulsar do movimento, resgatando sua jornada do passado, caminhando no presente e semeando para o futuro.


O Festival Urbanocine tem realização da Ilha Deserta, com patrocínio do Governo doEstado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Cultura do RN, Fundação José Augusto, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo e apoio da vereadora Brisa Bracchi e SEBRAE/RN

Para ficar por dentro de todas as novidades do Urbanocine, siga @urbanocine no Instagram

Este projeto é apoiado pela Lei Estadual Câmara Cascudo de incentivo à cultura – Lei Nº 7.799, de 30 de Dezembro de 1999.